11 2339-6157

Rua: Ministro Ferreira Alves, 291
Perdizes – São Paulo SP [ver mapa]

Relação da má postura com a ATM

D-ATM, ou disfunção da articulação temporomandibular, é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados.

Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se você tem D-ATM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes em outros problemas. Seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de uma história médica e dentária completa, um exame clínico e de radiografias adequadas.

Alguns dos sintomas mais comuns de D-ATM são:

• Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
• Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
• Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
• Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;
• Flacidez dos músculos da mandíbula;
• Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Seu dentista pode recomendar o ideal para o seu caso. Um dos tratamentos é a correção da postura.

Já podemos afirmar com comprovação científica, que o equilíbrio da articulação temporomandibular e da dor orofacial está diretamente relacionada com a boa postura do paciente, seja para dormir, trabalhar, teclar no computador, leitura, andar etc.

Quando os pacientes adquiriram maus hábitos como anteriorização da cabeça e a protrusão dos ombros em várias tarefas do dia a dia como descrito acima, acarretará uma sobrecarga da musculatura de sustentação.
Portanto num tratamento de dtm e dor orofacial, é de importância fundamental, fazer com que o paciente adquira e mantenha uma boa postura, tanto da cabeça quanto dos ombros e porque não de toda a coluna vertebral.

Fontes: www.atmdor.com; www.yahoo.com.br

© Copyright 2015 – Posture – Studio de Pilates – Todos os direitos reservados
11 2339-6157 (Ligue e agende uma aula experimental)
Rua: Ministro Ferreira Alves, 291 – Perdizes – São Paulo SP [ver mapa]
contato@posturepilates.com
Google+