11 2339-6157

Rua: Ministro Ferreira Alves, 291
Perdizes – São Paulo SP [ver mapa]

O ser humano foi feito para o movimento. E é isso que permeia todas as atividades da nossa vida, do nascimento até a morte. Do atleta ao sedentário existe uma gama infinita de atividades físicas e esportivas, que podem ser realizadas ao longo da vida.
Quanto mais cedo somos estimulados a descobrir o prazer de nos exercitar, mais tempo nos mantemos na ativa e melhor usufruiremos dos benefícios da prática da atividade física.
Tanto para atletas submetidos a treinamentos intensos, quanto para praticantes regulares de intensidade moderada, é importante o conhecimento do funcionamento do corpo e o reconhecimento de seus limites e potencialidades ao longo da vida.
O método Pilates é uma importante ferramenta para esse autoconhecimento e de educação do movimento. Pode ser praticado desde a mais tenra idade até a maturidade, adaptando-se e atendendo às necessidades de todas as fases da vida.
O Pilates respeita a biomecânica do corpo humano, trabalhando-o de forma equilibrada, respeitando os limites de movimento de cada articulação, sem sobrecargas. Ao mesmo tempo, exercita nossa atenção, concentração e controle, atuando também no nível mental. Seus seis princípios (respiração, fortalecimento do centro, fluidez, controle, precisão e concentração) podem ser praticados por todos, com qualquer nível de condicionamento físico. Logo que são assimilados, esses princípios podem ser transferidos para toda e qualquer atividade física que desejamos realizar, em qualquer fase da vida.
Com nosso tempo cada vez mais escasso, nem sempre é possível praticar uma variedade de esportes e atividades que garantam um trabalho equilibrado de todo o corpo. Muitos esportes podem incluir movimentos repetitivos (como a corrida e o ciclismo), que utilizam de forma constante apenas alguns grupos musculares – geralmente os que são mais solicitados durante a prática. Já outras modalidades trabalham de forma assimétrica o corpo, como no caso do tênis e do basebol, por exemplo. Isso não significa que não devamos praticá-los, muito pelo contrário, principalmente se isso nos causa grande prazer. Mas é necessário compensarmos alguns desequilíbrios para que não nos tornemos reféns de dores e lesões indesejáveis que nos afastariam da prática do esporte que tanto amamos.
Por isso é tão desejável que praticantes de qualquer esporte aliem a prática de Pilates às suas atividades, não só para reestruturar e realinhar o corpo, como também para alcançar uma nova consciência de si mesmo. Afinal, o Pilates torna mais eficiente e seguro os movimentos realizados não só na prática esportiva, como no dia-a-dia. Isso melhora a qualidade de vida e torna os movimentos naturalmente mais econômicos, graciosos e espontâneos.
A melhora da postura, o fortalecimento e o alongamento da musculatura, e a melhora do condicionamento físico geral são, na realidade, alguns dos efeitos secundários da prática de Pilates. A prática oferece benefícios que extrapolam o corpo e atingem o ser de forma integral, melhorando o foco e a capacidade de concentração e autocontrole, além de proporcionar maior conhecimento e consciência de si.
Por isso, desde a década de 20/30 até os dias de hoje, a prática de Pilates vem crescendo e se difundindo em todo o mundo, tornando-se cada vez mais popular. Isso é o que o criador do método – o mestre Joseph H. Pilates – desejava, e estamos vendo que seu sonho já é uma realidade.
Se você ainda não sentiu o prazer de uma aula de Pilates, experimente. Os milhares de praticantes de Pilates em todo o mundo já sabem sobre o que estou falando, só estamos esperando que você junte-se a nós e seja também mais um apaixonado pelo método, aproveitando, o quanto antes, todos os seus benefícios!

http://www.personare.com.br

© Copyright 2015 – Posture – Studio de Pilates – Todos os direitos reservados
11 2339-6157 (Ligue e agende uma aula experimental)
Rua: Ministro Ferreira Alves, 291 – Perdizes – São Paulo SP [ver mapa]
contato@posturepilates.com
Google+