11 2339-6157

Rua: Ministro Ferreira Alves, 291
Perdizes – São Paulo SP [ver mapa]

Pilates para Homens? Por que não!

Aparentemente, para quem observa uma aula de Pilates, com movimentos precisos, coordenados e fluidos, leva a crer que se trata de uma atividade fácil, de baixa ou nenhuma exigência e super feminina.

Certo?  Não, errado!

Basta aventurar-se a realizar tais movimentos para perceber o quanto é difícil controlar a respiração e o centro de força (CORE) e assim executar o exercício. Da mesma forma que, na natureza deve-se reforçar o tronco da árvore para fortalecê-la, é necessário reforçar o centro do corpo para executar os exercícios de Pilates como uma forma de condicionamento inteligente.

O Pilates é uma atividade para homens? Afinal por que não seria?

O criador do Método Pilates, Joseph Pilates, aplicou os seus ensinamentos e comprovou a eficiência do seu método justamente em homens reclusos nos campos de concentração na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial. Esses internos contemplavam melhor saúde e resistência física e não foram afetados pela Gripe Influenza que matou milhares de soldados em outros campos de concentração.

Embora a popularidade do Método Pilates tenha caído nas graças das mulheres, é importante lembrar que inicialmente o método foi desenvolvido e aplicado para atender exigências masculinas. A grande maioria dos homens acredita que seus músculos precisam ser submetidos a enormes cargas e esforços para se tornarem fortes e viris.

Com o Método Pilates eles podem conseguir esses dois objetivos com a diferença de preservar as articulações e saúde, trabalhando também o equilíbrio, flexibilidade, postura e propriocepção.

A procura pelo método vem aumentando cada vez mais, e atingem homens sedentários, atletas, executivos, jovens e idosos. Cada população tem um objetivo dentro do Pilates.

Durante a prática independente do grupo é preciso sempre respeitar os princípios, como “fechar” o abdômen (umbigo em direção a coluna), concentrar na respiração, manter o alinhamento e fazer o movimento preciso e controlado. Dessa forma, redução de dores e melhor função muscular aumentam os desempenhos, sejam eles na vida diária ou nos desportos.

Seja atleta de alto rendimento ou homens que buscam um corpo forte e sem lesões, o Método Pilates pode ser a escolha certa.

Fonte: Revista Pilates – Studio Pilates Lelia Leocadio

                                                                       

 

© Copyright 2015 – Posture – Studio de Pilates – Todos os direitos reservados
11 2339-6157 (Ligue e agende uma aula experimental)
Rua: Ministro Ferreira Alves, 291 – Perdizes – São Paulo SP [ver mapa]
contato@posturepilates.com
Google+