11 2339-6157

Rua: Ministro Ferreira Alves, 291
Perdizes – São Paulo SP [ver mapa]

Frio gera dores musculares em idosos

As baixas temperaturas do inverno causam dores em uma grande parcela da população. Nesse período do ano, os consultórios de ortopedistas ficam lotados de pacientes com queixas de dores musculares e desconforto nas articulações dos ossos.

E esse incômodo é mais comum nos pacientes com mais de 60 anos, explica o ortopedista Paulo Ricardo da Costa, do Hospital Estadual Albert Schweitzer, na zona oeste do Rio. “Embora existam poucos estudos que liguem a temperatura baixa à dor, essa é uma associação muito comum sentida pelos pacientes idosos.

As dores do inverno ocorrem porque a baixa temperatura provoca uma constrição dos vasos sanguíneos – ou seja, os vasos se fecham e há menos aporte de sangue para o organismo. Os músculos ficam mais tensos e podem sofrer contrações involuntárias, o que provoca a dor. Pessoas que já tem doenças como hérnia, artrite e artrose acabam tendo o problema agravado.

Outro fenômeno provocado pelo frio é o espessamento do líquido sinovial, que lubrifica as articulações. “Esse espessamento provoca a dor articular”, explica o ortopedista Marcelo Soares, que trabalha na Cardiomex – Clínica Médica Desportiva. O quadro é agravado por posturas ruins ao longo do dia.

Muitos idosos abrem mão de um importante aliado no combate ao desconforto – o exercício físico. “Estou esperando o tempo melhorar para fazer atividade física ”, relata a maioria.

O exercício físico alivia a dor porque protege os músculos e previne cãibras. O alongamento também evita o encurtamento dos músculos. Movimentar-se, mesmo dentro de casa, também é importante.

O Pilates é a atividade física ideal para esses casos, pois ele prioriza o fortalecimento muscular, o desenvolvimento da flexibilidade, a melhora do sistema cardio-respiratorio, o controle motor do corpo e alivia as dores.

Fonte: Folha de Sao Paulo; Scielo

© Copyright 2015 – Posture – Studio de Pilates – Todos os direitos reservados
11 2339-6157 (Ligue e agende uma aula experimental)
Rua: Ministro Ferreira Alves, 291 – Perdizes – São Paulo SP [ver mapa]
contato@posturepilates.com
Google+