11 2339-6157

Rua: Ministro Ferreira Alves, 291
Perdizes – São Paulo SP [ver mapa]

Fatores de risco que afetam a saúde da coluna

A dor nas costas é uma epidemia mundial. Felizmente, porém, hoje já são mais bem conhecidos os fatores de risco que predispõem você a ter dor. Alguns desses fatores estão ligados ao estilo de vida da sociedade atual, dita moderna.

Por isso se você quiser ter menor risco de sofrer de dor na coluna, certamente terá de fazer mudanças. Só para você ter uma idéia, um indivíduo que foi tratado, mas não modificou seus hábitos tem 80% de chance de voltar a manifestar dor no primeiro ano depois do tratamento. Conheça os principais fatores de risco para saúde da coluna.

FATORES QUE INDEPENDEM DO SEU CONTROLE:

• IDADE:
tomando os devidos cuidados ao longo da vida, é possível envelhecer e manter a coluna saudável.

• SEXO: não há grandes diferenças de incidências de dor entre homens e mulheres. Porém, as causas podem ser distintas.

• GENÉTICA:
não existe uma comprovação científica, mas especialistas observam tendência a uma maior freqüência de problemas como lombalgia, hérnia de disco e dor ciática em uma mesma família.

FATORES QUE VOCÊ PODE CONTROLAR:


• POSTURA:
manter a postura é um fator muito importante, afinal 25% do risco de dor estão associados a problemas na postura. Por isso, preste atenção como você executa movimentos comuns no cotidiano.

• OBESIDADE:
o excesso de peso, principalmente quando concentrado no abdômen, aumenta a sobrecarga na coluna. Se você estiver com sobrepeso de 10 quilos ou mais, aumenta-se para 25% o risco de ter dor.

• SEDENTARISMO:
músculos fracos, encurtados causam instabilidade na coluna. Por isso, é importante fazer exercícios em especial os de alongamento e os que favorecem o condicionamento físico.

• TABAGISMO:
os fumantes têm dores na coluna com maior freqüência devido à inalação de substâncias tóxicas que prejudicam a circulação sanguínea do disco intervertebral.

• PERSONALIDADE:
indivíduos muito tensos ou depressivos são mais vulneráveis a dor. Enquadram-se também aqueles que enfrentam problemas psicossociais.

• TRABALHO:
as principais situações de risco decorrem do desconhecimento de regras elementares de postura e de sua prevenção.

• AMBIENTES INSEGUROS:
muitas dores surgem por causa de acidentes como escorregões e quedas, que levam a distensão, espasmos musculares, hérnias de disco e fraturas vertebrais.

© Copyright 2015 – Posture – Studio de Pilates – Todos os direitos reservados
11 2339-6157 (Ligue e agende uma aula experimental)
Rua: Ministro Ferreira Alves, 291 – Perdizes – São Paulo SP [ver mapa]
contato@posturepilates.com
Google+