11 2339-6157

Rua: Ministro Ferreira Alves, 291
Perdizes – São Paulo SP [ver mapa]

A alimentação – Combustível do Corpo

A alimentação é base de uma boa saúde. Nosso corpo age de acordo com o tipo de alimento que ingerimos. Não se tem uma dieta absoluta ou uma alimentação perfeita. Contudo, uma alimentação equilibrada e nos seus devidos horários, pode representar um diferencial em relação à saúde. A alimentação é o combustível do corpo que proporciona energia para a vida.

As dietas milagrosas que aparecem a cada instante, não resolvem os problemas das pessoas que buscam controlar o peso. O efeito nefasto do emagrecimento seguido de ganho de peso, o famoso efeito “sanfona”, é a causa da desmotivação da maioria. Os profissionais da área evitam o termo dieta e prefere o termo reeducação alimentar – uma educação para a saúde e controle do peso.

O excesso de peso é absolutamente normal na sociedade atual. O mundo contemporâneo tirou o movimento das pessoas, através dos automóveis e da vida moderna, e criou uma oferta incalculável de alimentos a base de gorduras e enlatados, que devem ser evitados, mas que a mídia muitas vezes influencia.

O mais degradante é quando a pessoa chega ao ponto de ingerir medicamentos para emagrecer. É inacreditável, mas o nosso país consome sozinho mais de sessenta por cento da quantidade mundial desse tipo de medicamento. A nossa cultura da beleza e do imediatismo leva a determinados procedimentos que no futuro trarão conseqüências sérias, e não permite ter consciência da gravidade do problema. É preciso dar passos pequenos e gradativos até tornar a alimentação adequada um hábito.

Uma alimentação equilibrada permite um perfeito funcionamento do organismo, uma vez que cada alimento possui uma função especifica e essencial ao mesmo, não devendo, portanto, ser excluído da dieta mas incorporado na quantidade e da maneira correta

Sabe-se que muitas vezes o excesso de peso é de origem emocional e assim é necessário todo um acompanhamento psicológico. A conscientização e a determinação que dão rumo aos objetivos e conquistas são imprescindíveis nesse processo para recuperação da autoestima, ficando mais fácil manter o hábito alimentar e ser feliz.
“A verdadeira felicidade é impossível sem saúde e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula”.

Fonte: Livro Integração Corporal

           Autor: Sandra Rocha

© Copyright 2015 – Posture – Studio de Pilates – Todos os direitos reservados
11 2339-6157 (Ligue e agende uma aula experimental)
Rua: Ministro Ferreira Alves, 291 – Perdizes – São Paulo SP [ver mapa]
contato@posturepilates.com
Google+