11 2339-6157

Rua: Ministro Ferreira Alves, 291
Perdizes – São Paulo SP [ver mapa]

Pilates X Emagrecimento

Quem nunca ouviu reportagens de celebridades afirmando que determinada atriz ou apresentadora turbinou ou esculpiu seu corpo com Pilates!
Pois, tais afirmações sem os devidos esclarecimentos levaram muita gente a confusão de acreditar que o método emagrece, o que não é necessariamente correto. O Pilates pode ser  sim favorável ao emagrecimento. O fato do emagrecimento vem da prática freqüente e correta associada a uma dieta equilibrada. Porém, se a pessoa treinar mas não aderir a uma alimentação correta não terá o resultado esperado. O ideal mesmo seria associar o método Pilates aos exercícios aeróbicos e cardiovasculares.
Como qualquer atividade física a prática do Pilates queima calorias, porém, de uma forma muito particular variando de acordo com o tipo de corpo e o nível de esforço realizado. Como se trata de um sistema de condicionamento físico e mental, é natural que ocorra um aumento do metabolismo e, logo, a queima calórica. Porém, isso pode isso pode variar de acordo com o estimulo aplicado a cada aula, desde moderadas para alunos iniciantes até mais intensas para alunos que apresentam níveis intermediários e avançados.
Quando o praticante inicia a atividade, é comum que associe a perda de peso, pois há um gasto calórico pequeno que pode promover a sensação de perda de peso. Mas não podemos afirmar que o Pilates assume este papel, já que existem atividades e modalidades esportivas  especificas para este fim.
Isso não significa que o método não desempenhe nenhuma função no processo de emagrecimento. Pelo contrário, ele mostra que uma parte considerável do que as pessoas chamam de sobrepeso às vezes é o simples reflexo da má postura e da falta de tonificação.
O Pilates utiliza entre seus fundamentos o alongamento axial do tronco, o que gera uma boa postura e, assim muda a imagem corporal. A alteração das medidas se dá geralmente na região da cintura, pois a ativação abdominal feita durante toda a atividade aciona o músculo transverso do abdômen, promovendo a redução das medidas nesta região, com a sensação de um corpete justo, fazendo com que o corpo, ganhe uns centímetros em estatura. Como o método estimula todo o corpo, é natural seu enrijecimento e aumento da definição muscular promovendo formas tonificadas e desenhadas.
Para quem tem o emagrecimento entre suas metas, o Pilates pode auxiliar de várias formas. O que determina a diminuição do peso com ajuda do método é: a carga das molas, o fortalecimento dos pontos fracos que o aluno apresenta, a sequência, o numero de exercícios e as repetições, os intervalos de descanso e o alinhamento postural. Fora isso, a respiração profunda e correta é um fator de queima energética durante o treino. Com a respiração há maior oxigenação do cérebro, o que diminui a ansiedade e dá uma sensação de bem estar que ajuda a comer menos.      
Seja para emagrecer ou não o Pilates pode ser a atividade física que vem agregar a sua rotina trazendo bem estar físico e emocional. Experimente!

Fonte: Revista Oficial Pilates

© Copyright 2015 – Posture – Studio de Pilates – Todos os direitos reservados
11 2339-6157 (Ligue e agende uma aula experimental)
Rua: Ministro Ferreira Alves, 291 – Perdizes – São Paulo SP [ver mapa]
contato@posturepilates.com
Google+